sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Mural da RFSC

Na inauguração do Espaço interativo mural EFSC - FURB - Arte, história e inovação - em que falamos em homenagem às famílias dos ferroviarios.
Convidado a falar em nome e homenagem a famílias de ferroviários na inauguração na FURB - do Espaço interativo Mural EFSC Arte, história e tecnologia Disse que ....Sou com orgulho filho de Ferroviário. Nosso pai Osmênio Pfau (*1918/+1999) um dos nove filhos do ferroviario Paulo Guilherme de São Francisco do Sul. A família nosso bisavós vieram da Alemanha em 1881. A família mudou para Mafra e o filho mais velho jogava futebol no Peri Brasil Ferroviário. De Blumenau em1938 - Brasil/Palmeiras foi jogar em Mafra – O diretor do time Dr. Avila convidou o beque para mudar para Blumenau. Ele chegou aqui como Mecânico de locomotivas (oficinas/Viradouro). Ele jogou com nomes como Augusto Souza, Schramm e outros todos ferroviários. A origem do futebol no mundo e no Brasil foi com ferroviários ingleses. Casou, tiveram cinco filhos e na sequência ele foi gerente das lojas Hermes Macedo durante 35 anos. O trem ligou Itajaí à Trombudo – 184 km. A obra iniciou em1908 a construção. Trem funcionou de maio/1909, até março/1971 (todo equipamento era de um consórcio alemão 1908/1918) o trecho até Rio do Sul 1930/ até Itajaí 1954 + em1957 foi absorvida pela Rede . Iniciou o declínio 1960 - funcionou de 1913 a 1971 (58 anos). Restou algum Patrimônio histórico como a composição que faz turismo em Apiúna.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Certidão de nascimento

Teodomiro Porto dos Santos Reis casado com Maria Rodrigues Reis foi o pai da Maria de Lourdes Reis Pfau, portanto avós por parte de mãe de Luiz Henrique, Maria Bernadete, José Geraldo, Maria Helena e Regina Lúcia.

Certidão de Casamento de Osmenio e Maria de Lourdes

domingo, 14 de setembro de 2025

Familia Luiz Henrique e Salete Pfau

Da esquerda para direita na parte de trás Sofia Gustavo Leonardo Luiz Henrique Luis Henrique Da esquerda para direita na parte da frente Salete Gabriel Henrique Camila Patrícia Nathalie Deise

domingo, 18 de maio de 2025

Comunhão do José Geraldo.

Vó Olinda e Dete.

Vó Olinda e o Luiz Henrique

Vô Guilherme e a Dete.

Realcy

Realcy em 1949

Osmenio jogador do Palmeiras

(da direita para esquerda de é com boina)

Tio Otto

Tio Otto e Luiz Henrique

Tia Crecencia e tio Otto com Osménio e Maria de Lurdes.

Tio Osmar

Tia Neuza e Ique

Tia Neusa e o filho Beto

Tia Neusa e Dete.

Netos

Esta foto já apareceu no grupo mas acho muito importante na história dos Pfau Pela paisagem acho que foi tirada no casamento da tia Tita ano 1954. Me lembro de uma escada na casa do vô que ficava no final da rua 7 de setembro A casa foi demolida para dar continuidade na rua 7 de setembro (próxima a loja 1001) Vou listar o nome dos primos que achei na lembrança Moacir, César (neném ?) Luiz H, M Helena, M Bernardete, (neném ? Jose Geraldo ,Paulo, Célia, Fernando e Edson (aqui fiquei em dúvida)

Tia Nereida

Tia Lurdes, Tio Helio, Ique e Dete.

Zé em Curitiba numa prova de Formula Ford.

Curtindo um jantar ou festa de casamento

Prima Célia, tia Neusa Cipriano, tia Neusa Pfau, tio Hélio, Tia Natalia tia Lourdes, tia Nair, tio Osmar, e Maria Lourdes (minha mãe) Tia Natalia era esposa de um irmão Luiz Reis - da minha mãe

Em evento festivo

Tio Otto, Tio Osmar, Tia Lurdes, Tia Crecencia, filha Célia, Maria de Lourdes e Osmenio.

Salete com Tia Neuza, Tia Crescencia com a filha Ana.

Zé com Tio Aggeo na aquisição da frota FORD da SOCATEL em Rio do Sul.